Rede Salesiana Brasil - Ação Social

Conceito | O que é a Rede Salesiana Brasil de Ação Social?

É uma comunidade educativa nacional das presenças salesianas para articulação, promoção e fortalecimento da ação social salesiana em rede no Brasil. 

A Rede é uma estrutura colaborativa que deve inspirar e gerar encontro, relacionamento e cooperação entre religiosos, religiosas, leigos e leigas das obras sociais das demais formas de presença, envolvidas nos processos de educação social e evangelização que a Família Salesiana desenvolve no Brasil.

Isso significa estar na rede, pensar em rede e agir em rede, compartilhando uma proposta ressignificada de prática da Pastoral Juvenil Salesiana, construída com a juventude (especialmente meninos e meninas mais vulneráveis), a partir dos ambientes populares. Como uma comunidade educativa nacional, a Rede trabalha com e a serviço das obras e presenças sociais salesianas do Brasil a partir de três enfoques:

 

  •  Institucional

Servindo como ambiente de encontro e comunhão para articulações conjuntas, definir diretrizes, pactuar compromissos, estabelecer parcerias e construir alternativas sustentáveis de promoção da ação social salesiana em rede no Brasil. 

  • Pedagógico

Servindo como fonte de animação da Pastoral Juvenil Salesiana na ação social e de incentivo à vida cristã, pelo testemunho do Evangelho e pela experiência acolhedora do carisma salesiano. Fonte de referência sobre a agenda temática e metodológica da ação social salesiana em rede no Brasil, seu conteúdo formativo e sua proposta de ressignificação da presença no território.

  • Operacional

Servindo como fonte de informação sobre a ação social salesiana em rede no Brasil e a situação da juventude no país. Referência para a organização e a atuação em rede. Fonte de inspiração para ressignificar a ação social salesiana. Fonte de metodologia para compreender o território, chegar até ele e atuar com as comunidades nele inseridas, promovendo o desenvolvimento local centrado no protagonismo e no desenvolvimento integral da infância, da adolescência e da juventude, de maneira sustentada. 

 

Nossa causa | O que nos move enquanto ação social salesiana em rede no Brasil?

Como testemunhas do carisma salesiano, somos movidos à ação por apostar nas competências e confiar no protagonismo das crianças, dos adolescentes e dos jovens. Eles são energia de transformação positiva de sua vida e da sua comunidade, na construção de uma civilização que reflete e pratica as virtudes cristãs.

 

Missão da Rede | O que a ação social salesiana em rede busca como finalidade de sua natureza colaborativa?

Promover o desenvolvimento integral das novas gerações e a superação das diferentes formas de pobreza e exclusão social, tendo as virtudes cristãs e o carisma salesiano como referência para apoiar jovens nas suas opções fundamentais de vida, que constroem uma sociedade em pastoral. 

 

Visão da Rede | Qual é o futuro que a ação social salesiana em rede busca construir?

Assegurar uma sociedade que, vivendo as virtudes cristãs e o carisma salesiano como referências, acolhe a condição juvenil e investe nela suas melhores energias para promover paz, liberdade, solidariedade, justiça social e encontro com Deus, como parte da vida de todas as pessoas e condição fundamental para o desenvolvimento humano com cidadania. 

 

Talento | O que a ação social salesiana em rede faz de melhor?   

Promover a Pastoral Juvenil Salesiana de forma colaborativa na ação social, como caminho efetivo e duradouro para o desenvolvimento integral da infância, da adolescência e da juventude no Brasil, diante dos complexos desafios de alcance, compreensão e resposta inteligente às situações de maior vulnerabilidade. 

 

Desafio Interno | Qual é o futuro que a Rede quer construir para a ação social salesiana com as presenças SDB e FMA do Brasil?

Em dez anos, consolidar a ação social salesiana em rede no Brasil como referência de um novo paradigma operativo para evangelização, educação social e gestão social que, aplicadas à Pastoral Juvenil Salesiana, impulsionem o desenvolvimento integral das crianças, dos adolescentes e dos jovens brasileiros de forma sustentada e colaborativa, a partir do território. 

 

Nosso Valores:

Espiritualidade, enquanto umas das dimensões naturais do desenvolvimento integral da pessoa humana, caminho de encontro dela consigo, com o outro, com o mundo e com Deus. 

Respeito aos direitos humanos, enquanto garantias fundamentais de todas as pessoas. 

Ética, enquanto compromisso com os valores cristãos, com a transparência de atitudes e com a responsabilidade na construção da autonomia e do protagonismo do sujeito de direitos, para superação das diferentes formas de pobreza.

Solidariedade, enquanto ação pautada na fraternidade, na reciprocidade, na gratuidade e no compromisso com as urgências da realidade dos territórios. 

Preventividade, enquanto comportamento proativo e duradouro para responder com efetividade aos complexos desafios de desenvolvimento integral da juventude.

Sistema Preventivo Salesiano, enquanto legado de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, modelo de educação acolhedora centrada na pessoa humana e na promoção da vida pela razão, pela fé e pela amabilidade. 

Trabalho em rede, enquanto jeito de pensar, de ser e de fazer valorizando o papel de todas as pessoas da organização como sujeitos fundamentais para o trabalho por ela desenvolvido, com uma ação multidisciplinar que melhore a qualidade e a efetividade da ação, expanda a perspectiva de alcance e dê maior visibilidade à missão salesiana. 

Competência e fidelidade, traduzidas na audácia e no empenho à qualidade da formação de religiosos, religiosas, leigos e leigas, para responder significativamente à missão evangelizadora na ação social salesiana em rede com o profissionalismo, competência, criatividade e visão empreendedora. 

Família, como base da sociedade e primeira escola de virtudes cristãs.

Protagonismo das crianças, dos adolescentes e dos jovens (meninos e meninas) enquanto sujeitos de direito, energia de transformação social positiva e sustentável de sua vida e da sua comunidade.

 

Objetivos organizacionais:

Representam as finalidades universais da ação social salesiana em rede no Brasil, ou seja, indicam o que ela deve fazer independente do tipo de ação que seja desenvolvida. 

• Promover a educação social como meio para o desenvolvimento integral da pessoa humana.

• Atuar como abordagem preventiva para a superação e a eliminação de todos os tipos de riscos e violência que afetam as crianças, os adolescentes e os jovens brasileiros. 

• Promover a participação da família como protagonista do processo educativo das crianças, dos adolescentes e dos jovens.

• Desenvolver e fortalecer as competências e o protagonismo das novas gerações para a vida.

• Apoiar a juventude nas suas opções fundamentais de vida.

• Educar para e aos direitos humanos e promove-los.

• Construir comunidades educativas inspiradas no carisma salesiano.

 

Princípios operacionais:

Indicam o que não pode faltar em termos de estratégia na execução da ação social salesiana em rede no território, independente do tipo de ação que seja desenvolvida.

• Sintonia entre ação social salesiana, a missão evangelizadora da Igreja, o Quadro de Referência da Pastoral Juvenil Salesiana e as Linhas Orientadoras da Missão Educativa.

• Abordagem dos sujeitos de direitos como pessoas integrais em condições peculiares de desenvolvimento.

• Participação e protagonismo da juventude nos processos pedagógicos e das famílias nos processos educativos.

• Articulação com as políticas públicas, com o Sistema de Garantia de Direitos e com outros parceiros para assegurar a cidadania plena.

• Visão de projetos, com definição adequada do começo, meio e fim das atividades e com direcionamento a resultados claros, que respondam às causas dos problemas e sirvam para superar situações de risco ou violação de direitos.

Colaboração e cumplicidade entre obras sociais de demais formas de presença salesiana.

projetoadote