De onde viemos: Dom Bosco e os Salesianos

João Bosco foi um educador italiano nascido aos 16 de agosto de 1815, formado pela mãe na fé cristã e católica. Com apenas nove anos teve um sonho que marcou profundamente toda a sua vida: dedicou-se desde muito cedo à educação e evangelização da juventude. 

Uma vez ordenado padre, começou um trabalho incansável em meio aos jovens pobres. Escolheu entre seus jovens os melhores colaboradores para sua nascente obra, dando origem à Sociedade de São Francisco de Sales. Os Salesianos de Dom Bosco – como são conhecidos os que formam essa congregação – são uma organização internacional de pessoas que se dedicam integralmente ao serviço dos jovens. 

O estilo educativo de Dom Bosco é baseado no uso da razão, da religião e do carinho, levando os jovens à reflexão, ao encontro com Deus e com os amigos, numa dinâmica que alcança todas as áreas da vida.

Hoje, os Salesianos de Dom Bosco encontram-se em mais de 130 nações e em todas as regiões do mundo e, juntamente com outros grupos religiosos que formam a Família Salesiana – se dedicam aos jovens como o melhor presente que podem oferecer a Deus e à humanidade.

projetoadote