HOME Notícias & Eventos

Notícias & Eventos

“Conviver com muitos que fazem o bem nos anima sem que percebamos.”

Adolescentes do CSSL durante a Semana Missionária
Jovens do Centro Social Santa Luzia vivenciam Semana Missionária pela Primeira vez

O mês de julho é tradicionalmente o período de férias escolares no Brasil. E é também o período em que tradicionalmente centenas de jovens deixam o descanso de lado para doarem seu tempo e partilharem sua fé no projeto Semana Missionária, promovido pela Pastoral Juvenil Salesiana por meio do Serviço de Animação Missionária, que chega à sua 25ª edição.

 

Em 2019, pelo segundo ano consecutivo, o número de missionários ultrapassou mil jovens. Eles são provenientes de escolas, obras sociais, paróquias, instituições de ensino superior e oratórios das presenças salesianas do Estado de São Paulo.

Acompanhados por mais de cem assessores e vivendo a espiritualidade juvenil salesiana, os jovens se espalharam por paróquias de 11 cidades do interior paulista: Alambari, Angatuba, Cajuru, Cunha, Jacareí, Lorena, Morungaba, Rio das Pedras, Saltinho, Tatuí e Tuiuti.


Durante uma semana, os grupos estiveram sediados em paróquias e realizaram visitas e bênçãos nas casas, celebrações, formações, oficinas e brincadeiras junto à comunidade. Alguns grupos também visitaram organizações sociais e ajudaram na organização da festa do padroeiro, caso dos grupos salesianos de Americana, Araraquara, Araras e São Carlos, que estiveram em missão na cidade de Cajuru e participaram ativamente da novena a São Bento, padroeiro da paróquia, que teve sua data litúrgica celebrada em 11 de julho.

A Semana Missionária é um projeto pastoral que marca duplamente. Marca as comunidades que recebem os jovens, pela alegria, pela fé e pelo novo ânimo que eles carregam consigo. E marca os jovens pela forte experiência missionária que têm, conhecendo outras realidades e podendo ajudar, com seu jeito e seu carisma, a outras pessoas que necessitam deles. Com certeza Dom Bosco está muito feliz!


JOVENS DO CENTRO SOCIAL VIVEM A SEMANA MISSIONÁRIA

 

Do dia 13 a 21 de julho, cerca de 30 jovens do Centro Social Santa Luzia unidos aos da Paróquia Salesiana Sagrado Coração de Jesus viveram intensamente o Projeto de Deus de doação ao próximo ao fazerem a experiência da Semana Missionária Salesiana.Tatuí foi a cidade que acolheu com muita alegria e carinho os jovens missionários, sendo o local que também recebeu muitas bênçãos por meio de várias atividades realizadas pelo grupo missionário juvenil tais como: visita e bênção às famílias, oratório festivo e celebrações com a comunidade local. Uma semana na qual os jovens puderam vivenciar o verdadeiro sentido do espírito salesiano.

 

Essa foi a primeira experiência missionária para Nataly Silva, Assessora de Pastoral do Centro para Crianças e adolescentes Santa Luzia, para ela o mais marcante foi a acolhida da comunidade de Tatuí, a articulação da Igreja local, na pessoa do pároco, que se desdobrou para fazer com que os missionários/as fossem bem acolhidos e a missão de fato acontecesse. "Estar em missão é de uma responsabilidade muito grande, pois, é ser sinal vivo do Cristo, no meio povo."

 

Pe. Fernando Campane, diretor do Centro Social Santa Luzia com jovens no oratório.

Texto: Anderson Bueno - Inspetoria Salesiana Nossa Senhora Auxiliadora

Adaptação: Valesca Montenegro - Centro Social Santa Luzia

Fotos: Grupo Missionário do Centro Social Santa Luzia