HOME CSSL

CSSL

“Basta que sejais jovens para que eu vos ame.”

SOBRE NÓS

O Centro Social Santa Luzia - organização sem fins lucrativos, localizada no Jardim Nordeste, distrito de Artur Alvim, zona leste da capital de São Paulo. - iniciou suas atividades aos 9 de outubro de 1984, atendendo crianças e jovens em situação de risco e vulnerabilidade sociais. Há mais de trinta anos, dedica-se à educação de crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de risco e de vulnerabilidade sociais, promovendo um espaço adequado para o desenvolvimento de seus educandos em vista da formação de cidadãos de direitos críticos e conscientes e pessoas abertas aos valores transcendentes.

As atividades desenvolvidas permeiam o âmbito da formação humana e cristã, cultura e artes em geral, práticas esportivas e profissionalização com enfoque na inserção no mercado de trabalho, desenvolvidas por meio de projetos pedagógicos sólidos e fundamentos no Sistema Preventivo de Dom Bosco.

Devido à grande demanda e o pequeno espaço físico para o desenvolvimento de suas atividades, em 1997, conseguiu a cessão de um terreno em comodato com a Cúria Diocesana de São Miguel Paulista, onde atualmente se encontra um edifício de mais de 4.000m² que atende, diariamente, cerca de 1.500 pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos da comunidade. Além disso, existem quatro unidades que prestam serviços em localidades próximas à sede.

Nos últimos anos, segue ampliando e qualificando seu corpo de educadores para atender o sempre crescente número de pessoas que ali encontram possibilidades novas de crescimento e desenvolvimento. Em vista disso, também tem buscado ampliar suas parcerias, com as quais procura aprimorar o trabalho já consolidado.

“Prometi a Deus que até meu último suspiro seria para os jovens”

Educação é obra do coração!

Nossos Parceiros


Centro Social Santa Luzia


Missão

Promover o desenvolvimento integral das novas gerações e a superação das diferentes formas de pobreza e exclusão social, tendo as virtudes cristãs e o carisma salesiano como referência para apoiar jovens nas suas opções fundamentais de vida, que constroem uma sociedade em pastoral.

Valores

Espiritualidade. Respeito aos direitos humanos. Ética. Solidariedade. Preventividade. Sistema Preventivo Salesiano. Trabalho em rede, enquanto jeito de pensar, de ser e de fazer. Competência e fidelidade. Família. Protagonismo das crianças, dos adolescentes e dos jovens.

Visão

Assegurar uma sociedade que, vivendo as virtudes cristãs e o carisma salesiano como referências, acolhe a condição juvenil e investe nela suas melhores energias para promover paz, liberdade, solidariedade, justiça social e encontro com Deus, como parte da vida de todas as pessoas e condição fundamental para o desenvolvimento humano com cidadania.


De onde viemos: Dom Bosco e os Salesianos

João Bosco foi um educador italiano nascido aos 16 de agosto de 1815, formado pela mãe na fé cristã e católica. Com apenas nove anos teve um sonho que marcou profundamente toda a sua vida: dedicou-se desde muito cedo à educação e evangelização da juventude.

Uma vez ordenado padre, começou um trabalho incansável em meio aos jovens pobres. Escolheu entre seus jovens os melhores colaboradores para sua nascente obra, dando origem à Sociedade de São Francisco de Sales. Os Salesianos de Dom Bosco – como são conhecidos os que formam essa congregação – são uma organização internacional de pessoas que se dedicam integralmente ao serviço dos jovens.

O estilo educativo de Dom Bosco é baseado no uso da razão, da religião e do carinho, levando os jovens à reflexão, ao encontro com Deus e com os amigos, numa dinâmica que alcança todas as áreas da vida.

Hoje, os Salesianos de Dom Bosco encontram-se em mais de 130 nações e em todas as regiões do mundo e, juntamente com outros grupos religiosos que formam a Família Salesiana – se dedicam aos jovens como o melhor presente que podem oferecer a Deus e à humanidade.

 

Rede Salesiana Brasil de Ação Social

O que é a Rede Salesiana Brasil de Ação Social?

É uma comunidade educativa nacional das presenças salesianas para articulação, promoção e fortalecimento da ação social salesiana em rede no Brasil.

A Rede é uma estrutura colaborativa que deve inspirar e gerar encontro, relacionamento e cooperação entre religiosos, religiosas, leigos e leigas das obras sociais das demais formas de presença, envolvidas nos processos de educação social e evangelização que a Família Salesiana desenvolve no Brasil.

Isso significa estar na rede, pensar em rede e agir em rede, compartilhando uma proposta ressignificada de prática da Pastoral Juvenil Salesiana, construída com a juventude (especialmente meninos e meninas mais vulneráveis), a partir dos ambientes populares. Como uma comunidade educativa nacional, a Rede trabalha com e a serviço das obras e presenças sociais salesianas do Brasil a partir de três enfoques: Institucional, pedagógico e operacional. 

Conheça mais sobre a RSB-Social.

Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora

A Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora foi fundada em 1883. A sua primeira sede foi no Colégio de Villa Colon, Motevidéu (Uruguai), passando em seguida para o Ginásio São Joaquim em Lorena-SP (1896) e, finalmente, para o Liceu Coração de Jesus-SP (1908). Abrangia os Estados: Espírito Santo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Seu primeiro inspetor foi Dom Luiz Lasagna (1883-1895). Com Dom Lasagna, somam-se 21 inspetores que animaram e governaram a Inspetoria até o presente momento.

É uma das seis Inspetorias Salesianas do Brasil, cujos inspetores compõem a CISBRASIL (Conferência das Inspetorias Salesianas do Brasil). Possui 19 comunidades religiosas salesianas canonicamente erigidas que animam outras presenças salesianas no Estado de São Paulo. Atualmente, os salesianos da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora estão presentes com obras sociais, escolas, instituições de ensino superior, paróquias e casas de formação nas cidades paulistas de Americana, Araraquara, Araras, Campinas, Campos do Jordão, Cruzeiro, Guarujá, Lorena, Pindamonhangaba, Piracicaba, São Carlos, São José dos Campos, São Pauo e Sorocaba.

Pastoral Juvenil Salesiana

A Pastoral Juvenil Salesiana é a expressão primeira e típica da missão educativa salesiana, tendo por finalidade habitar a vida e a cultura dos adolescentes e jovens. Por habitar a vida e a cultura deles, entende a evangelização como a principal urgência da sua ação, ciente de que sua tarefa fundamental é propor a eles viverem a existência humana, como Jesus de Nazaré a viveu, viverem plenamente a própria humanidade, na expressão maior de sua dignidade de filhos e filhas de Deus e serem protagonistas e corresponsáveis na construção do reino de Deus no mundo (cf. Quadro Referencial SDB, 2014, p. 30-31).

NOSSA EQUIPE



ONDE ESTAMOS



Informações de Contato

TELEFONE

(11) 2045-5000


ENDEREÇO

Rua da Padroeira, 83 - Jardim Nordeste - São Paulo


EMAIL

centrosocial@cssantaluzia.org.br