HOME Serviços & Projetos

Serviços & Projetos

“Deus nos colocou no mundo para os outros”

APRESENTAÇÃO

Para desenvolver nossa missão, Centro Social Santa Luzia mantém três Centros de Educação Infantil (CEIs), dois Centros para Criança e Adolescente (CCAs), um Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP) e um Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (SMSE/MA). Além de projetos especiais como o Oratório festivo, a Escola Socioesportiva Dom Bosco, Projeto Bom Samaritano e Projeto Meninas dos olhos de Deus.
"Consideremos nossos alunos como filhos, pondo-nos a seu serviço..."

"O que somos é um presente de Deus; no que nos transformamos é o nosso presente à Ele."

CEIs

Os Centros de Educação Infantil (CEI’s) são unidades de serviços a crianças de 0 a 3 anos e 11 meses de idade, em situação de risco e de vulnerabilidade sociais.

Prestam atendimento às famílias, complementando a ação das mesmas e da comunidade no desenvolvimento integral da crianças, com ampliação gradativa de suas experiências e conhecimentos, estimulando sua participação na transformação da realidade. Com esse enfoque, buscam reconstruir relações, superar padrões violadores, melhorar a renda familiar e amenizar o foco de instabilidade, prevenindo rupturas que, em muitos casos, fatalmente incorrem no acolhimento institucional.

Realizam seus serviços em parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo – Secretaria da Educação, além de contar com importante apoio de empresas privadas e diversos parceiros da comunidade.



MAIS DETALHES

CEI JARDIM NORDESTE

Rua Paratiba, 680 – Jd. Nordeste | Telefone: (11) 2047- 4254 | E-mail: ceijdn@cssantaluzia.org.br

CEI SANTA LUZIA

Rua Jarauara, 416 – Vila Ré | Telefone: (11) 2958-1848 | E-mail: ceisl@cssantaluzia.org.br

CEI LAURA VICUÑA

Rua Buriti Alegre, 663 – Vila Ré | Telefone: (11) 2958-0264 | E-mail: ceilv@cssantaluzia.org.br

CCAs

Os Centros para Criança e Adolescente (CCA’s) são unidades de serviço de convivência e fortalecimento de vínculos a pessoas de 6 a 14 anos e 11 meses de idade, em situação de risco e de vulnerabilidade sociais.

Prestam atendimento às famílias, complementando a ação das mesmas e da comunidade no desenvolvimento integral da criança e do adolescente, promovendo a garantia de seus direitos e a inclusão, num trabalho norteado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Pautados na Pedagogia de Dom Bosco – conjunto coerente e unitário de teorias e práticas educativas, fundamentadas em crenças e valores específicos –ofertam, em contraturno escolar, serviços que ampliam nos atendidos a percepção de si como pessoas, abertas ao transcendente e que favorecem a conquista da autonomia, do protagonismo e da cidadania.

Realizam seus serviços em parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo – Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, além de contar com importante apoio de empresas privadas e diversos parceiros da comunidade.

 



MAIS DETALHES

CCA SANTA LUZIA

Rua da Padroeira, 83 – Jd. Nordeste | Telefone: (11) 2045-5000 Opção 1 | E-mail: ccasl@cssantaluzia.org.br

CCA SÃO NICOLAU

Rua Raimundo Lulio, 215 – Jd. São Nicolau | Telefone: (11) 2042-3017 | E-mail: ccasn@cssantaluzia.org.br

Cursos Profissionalizantes

O Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP) – Cursos Profissionalizantes é um serviço a pessoas de 15 a 59 anos de idade, em situação de risco e de vulnerabilidade sociais.

Presta atendimento às famílias, complementando a ação das mesmas e da comunidade na oferta de proteção social, por meio de intervenções socioeducativas planejadas, destinadas ao enfrentamento de situações desafiadoras (com enfoque na inserção ao mundo do trabalho), à construção e reconstrução de suas histórias e vivências familiares e territoriais. Para tanto, busca desenvolver a autonomia, o protagonismo e a cidadania com vista à equiparação de oportunidades.

Realiza seus serviços em parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo – Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, mantendo convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), além de contar com importante apoio de empresas privadas e diversos parceiros da comunidade.

 

Para saber mais sobre os cursos, clique aqui.



MAIS DETALHES

CEDESP

Rua da Padroeira, 83 – Jd. Nordeste | Telefone: (11) 2045-5000 Opção 2 | E-mail: cedesp@cssantaluzia.org.br

Nossos Cursos

Assistente Administrativo | Eletricista Geral | Montagem e Manutenção de Computadores | Web Designer | Costureiro para Máquina Reta e Overloque | Manicure, Pedicure e Cabeleireiro.

SMSE/MA

Esse serviço tem por objetivo prover atenção socioassistencial e acompanhamento de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto (Liberdade Assistida e/ou Prestação de Serviços à Comunidade) determinadas judicialmente, oferecendo condições e possibilidades de uma experiência positiva onde perceberam-se como pessoas portadores de direitos e deveres na sociedade.

Nesse processo é importante a participação da comunidade das redes de atendimento, da família e de toda a sociedade, além do entendimento do trabalho dos técnicos que fomentarão a ação socioeducativa das medidas.



MAIS DETALHES

SMSE/MA

Rua da Padroeira, 83 – Jd. Nordeste | Telefone: (11) 2045-5000 Opção 3 | E-mail: mse@cssantaluzia.org.br

Escola Socioesportiva Dom Bosco

Promoção do acesso à pratica esportiva, com ênfase no futebol, diminuindo a exposição dos atendidos aos riscos sociais e de rua.

As atividades procuram favorecer o desenvolvimento integral da criança e adolescente de forma a estimular a consciência de seu próprio corpo, explorar seus limites, aumentar as suas potencialidades, desenvolver seu espírito de solidariedade, de cooperação mútua e de respeito pelo coletivo.

A metodologia aplicada implica uma didática onde o lúdico oferece a oportunidade para um aprendizado prazeroso e eficaz. O projeto acontece em parceria com a Fundação Real Madrid, Missiones Salesianas, Fundação Mapfre e CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina.



MAIS DETALHES

Parcerias

Fundação Real Madrid | Fundação Mapfre | Fundação CAF

Oratório Festivo

Ambiente salesiano de agregação infanto-juvenil, aberto à comunidade, que favorece a dimensão lúdica, recreativa e esportiva, num envolvimento gradativo com o universo salesiano que privilegia a ação educativa e evangelizadora.

A ação educativa do oratório festivo tem como referência as primícias do Oratório de Valdocco animado por Dom Bosco.

O Oratório-festivo, desde suas origens, contou com o apoio generoso de pessoas voluntárias para a animação e organização desse ambiente educativo e evangelizador. Portanto, toda iniciativa que visa contribuir com esta atividade é muito bem vinda! Tanto com relação à promoção do esporte e cultura, quanto na ajuda a assistência e organização das atividades em geral.



MAIS DETALHES

Horário de Funcionamento

Sábados e Domingos das 14h às 17h

Meninas dos Olhos de Deus

Garantia de mecanismos de atenção integral às meninas atendidas, a partir do fortalecimento dos vínculos protetivos nas famílias, prevenção aos riscos e situações de violência, e atenção à saúde; promoção do acesso à cultura e ao lazer, ofertando multiplicidade de experiências e linguagens às comunidades de abrangência do projeto.

O projeto mantém também orientação sobre afetividades e sexualidade, além de palestras e oficinas com as famílias atendidas.



MAIS DETALHES

Bom Samaritano

O Projeto Bom Samaritano realiza trabalhos sociais, seguindo a Metodologia do Sistema Preventivo de Dom Bosco, voltados para as famílias dos atendidos pelo Centro Social Santa Luzia.

Frente ao grau de vulnerabilidade das famílias em situação de privação/exclusão social, faz-se necessária uma intervenção técnica para o enfrentamento das adversidades, propiciando a melhoria na sua qualidade de vida.

Com o trabalho de orientação focado numa melhor administração doméstica familiar, abordando temas diversos como respeito à diversidade, dicas de saúde, valorização do trabalho, ética e valores cristãos, responsabilidade, solidariedade, empenho pelo bem comum, pela vida e pela dignidade humana, o projeto procura fortalecer os vínculos, a autoestima, o diálogo e o desejo de crescer juntos.



MAIS DETALHES